MÉTODO DICA

MÉTODO DICA

O desenvolvimento pessoal é muito mais do que ser Coach, fazer “lavagens ao cérebro” ou um show-off.

O desenvolvimento pessoal envolve conhecer-se melhor e saber o que de facto faz sentido para si, e se a forma como tem vivido, ou o que permite que lhe façam em certas circunstâncias, é o que deseja.

É conhecer melhor como funciona o seu cérebro, de forma a que ele o possa ajudar em situações que são sobre valorizadas em certos momentos, e que podem ser enfrentadas de uma outra forma.
Com este método, com estas 4 regras e ferramentas, poderá moldar a sua vida de outra forma e saber quem é, organizar o que deseja, sabendo o que quer, o porquê, o que o impede de fazer, e o que precisa de fazer para o conseguir.

De forma resumida, partilho consigo a importância de ser mais e melhor e alavancar novos sonhos e projetos, conseguindo uma vida de Fénix, reinventando-se dia a dia com uma diferente perspetiva.

Tudo na nossa vida implica uma DECISÃO, um momento em que se toma a consciência de que algo que está a viver não faz sentido, ou porque quer mais, ou porque não se sente realizado seja a nível pessoal, seja a nível profissional, seja no seu peso, seja na forma como atua perante certas decisões, seja um medo ou qualquer outra circunstância.

É o(a) criador(a) da sua própria vida e compete-lhe a si tomar essa decisão no seu momento, com a consciência que todos os momentos podem ser superados e ultrapassados com uma tomada de decisão.

Pode demorar 30 anos, mas no segundo em que toma essa consciência e decisão, a sua vida pode mudar num ápice e assim que acontece o que precisa? De DISCIPLINA para manter o que é preciso ser feito para que essa mudança se materialize e se concretize de forma repetida consistente e eficaz.

As crianças fazem o que querem, os adultos fazem o que tem que ser feito, o que lhe aconselho é que aprofunde o que pode despoletar essa decisão e o faça com disciplina – FOQTSF (Fazer O Que Tem Que Ser Feito)!

Como consegue que essa decisão o defina? Conhecendo-se a si próprio(a), quem é, elevando os seus padrões e encontrando e definindo a sua IDENTIDADE, é ela que vai determinar o seu eu, quem é, o que quer e porque é esse o seu sentido de vida.

O acreditar está relacionado com as suas crenças, e as suas crenças estão diretamente ligadas à sua identidade.

E como pode fazer para acreditar mais em si?

Antes de mais, precisa de ter consciência da origem das suas crenças.

Acreditar em si mesmo(a), relaciona-se com 3 pontos essenciais:
1) As suas decisões;
2) As suas atitudes;
3) As suas reflexões.

Defina a sua identidade, pois a maior força da psicologia humana é manter-se congruente com a sua identidade. E ao criar a sua identidade, está a criar um rumo para a sua vida.

A melhor forma de transformar a sua vida é acreditar mais em si, com uma confiança inabalável.
Invista, ainda mais, em treinar e repetir os hábitos que levam a que confie mais em si.

E quando toma a decisão, começa a disciplina, encontra a sua identidade vai perceber que é fundamental a forma como comunica consigo e com os outros e a forma de comunicar eficazmente é alterando o que diz a si próprio através de um vocabulário motivacional bem como, mudando o seu estado, a sua fisiologia que o levarão a novos resultados.

Temos aqui o ponto da COMUNICAÇÃO ASSERTIVA.
O quê e como imaginamos na nossa mente, O quê e como dizemos e ouvimos na nossa mente condiciona a nossa vida. Daí ser tão importante a forma como comunica consigo próprio, o que cria e diz, e o vocabulário que usa.

Outra ferramenta que o(a) ajudará a comunicar melhor, será a fisiologia, que é uma poderosa ferramenta que temos para mudar um estado emocional e produzir resultados dinâmicos instantaneamente.

Uma das formas de mudarmos o nosso estado e de nos sentirmo-nos mais motivados e empoderados é agindo como quando nos sentimos com mais recursos, mais poder, mais felicidade do que já sentimos antes, agir como se soubéssemos que seremos bem-sucedidos.
Ou seja, devemos agir como se estivéssemos totalmente cheios de energia.

Uma das formas de nos colocarmos num estado que apoie a nossa realização de um efeito é agir “como se” já estivéssemos lá.

Agir “como se” é mais efetivo quando colocamos a nossa fisiologia no estado que estaríamos se já estivéssemos em efetivo.

Existem duas maneiras de mudarmos o estado.

Uma é mudar as representações internas que temos e a outra é mudar a fisiologia. Portanto, se queremos velocidade em mudarmos o nosso estado o caminho é através da fisiologia.
Estas regras irão implicar uma melhor comunicação quer pessoal, quer profissional que o levarão a novos resultados.

Sendo assim, podes ter - FONTE - CAUSA - EFEITO
Todo o comportamento está associado a um estado
Como mudar de estado?
FONTE
1. Fisiologia
2. Linguagem
3. Foco/Mente

CAUSA
1. Emoções
2. Sentimentos
3. Estado

EFEITO
Comportamento Ações

Por último, tens ACÇÃO, agir após definires os 4 pontos essências:
O que é que eu quero;
Porquê que eu quero?
O que me impede de fazer?
O que preciso fazer?

ACÇÃO.

E aqui, após todos estes passos que de forma resumida lhe mostram como é possível, vai encontrar a sua melhor versão para si e para os outros e atingir novos patamares de excelência a nível pessoal e profissional.

Sabe como como estes três importantes pilares podem mudar a sua vida?
Com Decisão com ação, foco e entusiasmo.

O poder da ação faz com que alcance níveis muito mais elevados seja qual forem os seus objetivos.

A tomada de decisão é poder, porém, a primeira pergunta que deve fazer para si mesmo é “no que é que eu me vou focar?” Não importa onde estará o seu foco, o seu sentimento estará lado a lado.
De nada serve decidir e não agir.

Tudo o que procura vai encontrar mesmo que não esteja lá. Quando tem foco e decide no que se vai se concentrar, mesmo que não seja verdade, é isso o que vai sentir.

Sendo assim, é melhor fazer a ação certa na hora certa, mas para isso conheça qual é o seu estado e como ter o controlo da sua própria condição.
Quantas decisões já tomou e para as quais não tomou nenhuma acção?
Quantas decisões ainda não tomou? O que o(a) está a impedir de avançar para o sucesso? A pergunta não menos importante é: Até quando vai aceitar as desculpas que dá a si mesmo para não realizar as mudanças?

Decisão é uma atitude que todo o vencedor tem para alcançar o topo.
Desconheço atitudes vencedoras que sejam fáceis. Sentimentos como o medo e insegurança, fazem parte do processo de mudança e estão associados a decisões importantes.

Vencedores tomam decisões difíceis perante o que a vida apresenta e arcam com as consequências, que fazem parte da evolução pessoal e profissional.
Lembre-se, não agir também provoca uma reação e consequência.

O peso de não agir é maior que a pior consequência da acção efectiva.
Conviver com a frustração de que poderia ter feito diferente, tira a energia que necessitamos para seguir comprometidos com o nosso propósito pessoal e profissional.

E como fazer para mudar esse cenário estático? Materialize! Coloque no papel qual a decisão que precisa ser tomada hoje. Pontue qual o primeiro passo que precisa para a acção e livre-se dos pesos de não agir.

Não há garantias de êxito, mas há garantias de que tudo, realmente foi tentado. E finalmente quando o sucesso chegar, ESTARÁ PREPARADO para usufruir dele!

Eu quero e posso ajudá-lo(a) nesta jornada:

Junte-se a mim e saiba mais sobre o método DICA. Saiba como será gratificante chegar ao fim de 12 meses e concretizar muitos dos seus sonhos e projectos, nos quais trabalharemos juntos. Faz sentido para si?

Quem nos define somos nós e não as circunstâncias do passado ou o que dizem de nós. O que nos define é uma decisão no momento certo, na altura certa no SEU momento.

𝑭𝒂𝒛 𝒂 𝒕𝒖𝒂 𝒎𝒖𝒅𝒂𝒏ç𝒂!
𝐀𝐝𝐫𝐢𝐚𝐧𝐚 𝐂𝐚𝐫𝐧𝐞𝐢𝐫𝐨

Mais informações sobre mim

Saiba mais


Qualquer dúvida, estou à sua disposição.